sexta-feira, 20 de março de 2020

Coronavírus: para refletir


Coronavírus: um poder ameaçador
que deveria fazer a humanidade refletir

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O coronavírus está aí, aqui, lá, acolá, presente, invisível, ameaçador, destruidor, impactante, assombroso, poderoso, delator... etc. Seriam infinitas as qualificações para essa perturbação da saúde humana que tem paralisado o muno inteiro. De onde ele veio? Para onde está nos levando? Que reações ele tem provocado além das fronteiras das proximidades humana, geográfica, política, econômica, religiosa, racial, étnica, cultural, artística, social, antropológica, humanitária, etc.? Mais do que interrogações pontuais, consectárias de uma pandemia galopante, que tipo de lições ou mensagem ele quer nos deixar?
Autoridades e países estão em estado de choque pela força brutal de um vírus que ainda não se sabe bem a sua origem nem seu destino, embora anunciem na China, onde tudo começou, que o pico da recrudescência já atingiu seu auge e começa a declinar, mas no resto do mundo o risco só aumenta. Então, diante de uma tragédia humanitária de saúde pública, não seria oportuno o momento para a Humanidade refletir sobre si mesma, sobre sua decadência moral, espiritual, civilizatória, descalabro propriamente humano, diante de ideologias deletérias de valores e perspectivas de melhoramento da própria identidade humana? Recentemente, pensava-se, filosoficamente, numa sala de aula da universidade que nunca se provocou tanto as especulações humanas da liberdade de pensamento quanto nos dias que correm. No entanto, esta foi uma das conclusões abordadas na ocasião: não obstante toda a liberdade do pensar e do agir humanos, o “pensamento [a ideia que precede ou preside às ações do homo sapiens] não tem melhorado o ser o humano”. Ou seja, que vivemos tempos de altercações dialéticas de todo tipo, mas sem que o ser pensante se dê conta de que ele só tem piorado em seu estágio de elevação humana e espiritual. Cada um tentando encontrar a verdade sobre si mesmo, mas alheio à transcendência e ao princípio vital de sua intrínseca espiritualidade. Todavia, não é a primeira vez que a humanidade se assombra com uma doença invisivelmente contagiosa, mesmo se reconheço que, durante os quase cinquenta anos das minhas primaveras existenciais, nunca presenciei reações globais de isolamento radical como no momento presente! Nem na época em que o mundo vivia assustado com as ondas locais de terrorismo que ameaçavam algumas capitais da Europa, como Londres, Roma e Madri, enquanto a gente circulava, desconfiando de tudo e de todos, pelas galerias das estações e linhas de trens e de metrôs do velho Continente em 2002.
Desafios humanitários e científicos manifestam a impotência humana diante do desconhecimento da atual virulência inimaginável. Desse modo, o barulho silencioso do novo coronavírus – COVID-19 – está despertando o espírito humano para a solidariedade, a fraternidade, o cuidado recíproco de uns com os outros. Isso tudo porque ninguém se sente mais seguro ou imune às ameaças letais que avançam mundo afora.

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Quando foi que um papa se isolou? Que celebrações de missas foram suspensas? Que aglomerações de pessoas fossem desaconselhadas por terrível ameaça? Que viagens e voos fossem “autoritariamente” proibidos de um continente a outro em nome da proteção viral? Quando em tempos de liberdades tão profundas, pessoas se sentiram vítimas de sua própria liberdade, orientadas a fechar as portas, a estocar alimentos, a não sair de casa senão em conjunturas extremamente urgentes e necessárias? Quando tantas pessoas foram levadas à quarentena compulsória? Quando embarcações gigantescas como são os cruzeiros foram peremptoriamente determinadas a aportar em algum lugar, com autorização expressa de autoridades constituídas, e ali manter seus passageiros em isolamento total? Quando o mundo e as cidades ficaram propositalmente despovoadas por causa de sintomas graves da infestação da perigosa doença? Quando vimos tantas pessoas mascaradas? Quando vivemos isso? Pelo menos, eu não me lembro de ter experimentado pavor tão grande que levou tantas pessoas ao curral invisível do medo viral! Os ventos das contingências humanas estão soprando fortemente para nos dizer o quanto somos frágeis em nossas arrogâncias, em nossas prepotências, em nossa orgulho mesquinho, em nossa psicopatia egoísta, em nossas doenças mentais mais recônditas e escondidas no âmago do calabouço de nossas podridões humanas, morais, autossuficientes e, no entanto, tudo isso congelado pela síndrome fóbica de um vírus.
Onde antes o turismo atraía multidões para o recreio de migrações prazerosas nas megalópoles mundiais, tudo agora se faz deserto, prudência, ponderação e suspeita; onde o vozerio desencontrado de culturas linguísticas e sociais fazia rumor, tudo ali agora é melindre, silêncio; onde ambições políticas e ganâncias financeiras gritavam alto, a brisa suave da discrição tenta acalmar os ânimos, desejando que a tempestade passe logo, para dar espaço ao tempo da bonança, do descanso, do desassombro coletivo e da calmaria maior das nações em ebulição geopolítica; onde cada um cultivava a indiferença doentia, mórbida, diante de seus iguais, com preconceitos e desprezos irracionais, agora o coronavírus coloca todos em pé de igualdade no abraço desconfortante de um perigo letal; onde as leis do mercado ditava as normas exploradoras e abusivas dos poderosos, no momento, o dinheiro acumulado e guardado é distribuído à maneira de lenitivo, para refrear o avanço da calamidade púbica que invadiu povos e nações; onde a vida parecia opulenta e alegre, condicionada pelo materialismo ateu, agora, a cortina da tristeza, da insegurança e do medo, abre-se no palco obscuro da vulnerabilidade dos supostamente fortes e inatingíveis na fortaleza de suas pretensões inapeláveis.
E, assim, no circuito dessas reflexões rasteiras, pontuadas de inquietações e angústias, muitas pessoas já pagaram o preço da pandemia - que não respeita classes sociais, nacionalidades nem etnias, culturas nem raças, cor da pele, nem riqueza, nem pobreza - esgarçando e destruindo o frágil tecido da sublimidade da vida, que se encontra e se desfaz no amplexo fatídico da morte. São flagelos que se abatem contra a humanidade quando ela vive afastada e esquecida de Deus. O mundo contemporâneo já vive aquilo a que, um dia, chamaram de “utopia pós-religiosa”. Uma “utopia humanista-secular do século XXI”, para a qual “sem a tolice da fé, tudo ficará bem, tudo entrará nos eixos”. (Prothero). No entanto, não é essa a segurança da apostasia mundial a que estamos assistindo. Com efeito, a incoerência do ateísmo moderno é sentir as pernas tremeram quando o chão cosmológico de suas certezas e presunções também se abala. E, assim, mesmo quem não desconfia do medo que sente, de igual modo, também sente medo. Portanto, ainda nesse vislumbre de insegurança e fobia, os cristãos, que nunca temeram o martírio, nem a fome, nem a peste nem até a própria guerra em tempos de crises, não obstante os temores próprios da humanidade, agora vivem acuados por causa da séria gravidade de um vírus que grassa sobre todos nós. Atitudes mundiais de coragem de médicos e enfermeiros, entre tantos outros agentes de saúde ou de outros órgãos de auxílio humanitário, tentam trazer consolo e esperança a todos. E os que já perderam seus entes queridos, sobretudo, na China e na Itália, como em outras partes do mundo, vendo desaparecerem sem o devido momento de despedida natural, sem velório, sem orações nem exéquias, merecem a condolência de todos nós. Estamos todos prostrados!

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Como diria um autor moderno, o Venerável Fulton Sheen, sobre tempos nebulosos e obscuros da história humana, “A Guerra Mundial, por exemplo, quis ser o purgatório do mal; quis nos ensinar que não podemos seguir sem Deus. Mas o mundo se recusou a aprender a lição”. Então, que esse experiencia terrível e tremenda da história atual também nos ensine algo e que possamos aprender a lição. Deus proteja o mundo, livrando-o, o mais rápido possível do mal que nos perturba e nos conceda a graça de renascermos da crise mais humanos, mais fraternos, mais fortes e mais fiéis aos princípios de suas leis, porque sem Deus só pioramos. (PGRS).