sábado, 20 de dezembro de 2014

Para o ententenimento da alma



Para o entretenimento da alma 
Meus pensamentos 

A distância entre dois corações começa pelo sintoma da indiferença.

O tempo também é senhor de nossos talentos.

Felicidade roubada não é verdadeira felicidade.

O horizonte que acoberta a Cidade Santa de Jerusalém é a mais esplêndida síntese da História da Salvação que nossos olhos podem contemplar. Aqui, Cristo concluiu os seus dias na terra, entregando pessoalmente nas mãos do Pai a obra prima da criação totalmente restaurada pela entrega incondicional de seu amor.

Muitas vezes, passamos a vida na escuridão, mas temos certeza de que voamos na direção da plenitude da luz que nos espera depois da travessia.

O belo metafísico está além das aparências, mas só os olhos sãos podem contemplá-lo.

O amor que se esconde no anonimato dos gestos é maior do que a recompensa de aplausos conhecidos.

Pensa que alguém lhe feriu? Ninguém fere sem se ferir. Então, perdoe. 

 

A vida sempre nos surpreende com circunstâncias que não gostariam que acontecessem. Eles simplesmente acontecem. Aceitá-las ou não é o que faz a diferença entre aflição e serenidade, sofrimento e resignação, pois nem tudo está à mercê do controle de nossa vontade. E, apesar de tudo, o sol vai continuar brilhando por cima da imensidão de nossas trevas...

Quando um caminho se fecha à nossa frente, é porque Deus quer que olhemos em outras direções, pois Ele é o Senhor das surpresas de novas possibilidades de realização.

Jamais deveríamos nos esquecer de quem sempre nos oferece os melhores presentes: Deus.

Quem foi que disse que o sono é de graça? O sono é um dos preços que pagamos por causa do pecado. Quando Deus mandou Adão trabalhar a terra para o próprio sustento, ele quis saber qual seria o alimento do espírito. E Deus lhe disse: Eu vou mandar você dormir!”. Assim, quem não dorme morre, mesmo que o sono  seja também uma expressão da morte. Aliás, alguém já disse que o “sono é o irmão da morte”.

A vida é um milagre que deve ser apreciado com amor e agradecido a cada instante de nosso respiro.

O amor dos homens é traição, a vida dos homens é ilusão, quimera carregada pelo vento que empurra as nuvens mesmo em dias ensolarados. Somente Deus tudo sustenta na verdade pura de sua essência divina e eterna.

A tristeza e a solidão são os dois sentimentos que mais tempo repousam no fundo da alma. Por isso, é bom evitar os dois.

Às vezes, reclamamos da ausência de Deus o mundo caótico em que vivemos, cheio de dor e sofrimento. No entanto, nos esquecemos de que basta que um sacerdote reze a missa para que Ele se torne presença viva, real, no mistério da Eucaristia.

Quem caminha na direção contrária aos próprios objetivos, dificilmente chegará aonde pensa que está indo.

A Igreja Católica não é propriedade de ninguém, por mais brilhante que seja a sua pretensa inteligência ou sabedoria. Embora a fé não seja uma obediência cega, como apregoam alguns, que se diz católico só o é, de fato, quando é capaz de intuir e aceitar que, mesmo desconfiando de suas certezas, está certo da certeza da Igreja, que não é “a casa da mãe Joana!”.

A beleza da natureza quando rebenta de esplendor diante dos olhos, favorece a construção do castelo interior.

É verdade, o tempo vai engolindo tudo e todos até que não reste mais nada senão o pó da história e de algumas lembranças adormecidas nas páginas secas da memória de quem for sobrevivendo inexorabilidade de sua tirania.

Quem se diz ateu só não crê em Deus por causa do próprio Deus. Então, crê em Deus.

A literatura é um tipo de herança que não e perde com o tempo. Além de ser, se bem orientada, uma edificante provocação à vida, um estímulo à existência. 



Não importa se os nossos ideais estão muito acima da pobreza que a quotidianidade nos permite viver. Como disse o grande filósofo, Dom Luciano Duarte, “nós só somos aquilo que podemos ser”. No entanto, que a perspectiva rasteira de nossas possibilidades não nos impeça de fazer voos mais profundos pelas asas de nossos sonhos. De fato, não nos foi concedido voar como os pássaros, mas podemos subir além das águias e ver do que seu olhar penetrante pode alcançar...


A certeza de um bom caráter transparece na alma serena de quem conhece a si mesmo melhor que os outros, e por isso vive feliz consigo e com a sua consciência. É a persuasão íntima de nosso estado de espírito que fortalece as estruturas de nossas convicções mais profundas.

Alegria partilhada é felicidade comunicada.

Nem sempre os ideais da vida correspondem aos nossos anseios de felicidade e realização. Por isso, às vezes, somos obrigados a mudar a direção.

Todo pensamento que começa na escuridão pode ser iluminado a partir dele mesmo.

Somente os ignorantes torcem pela destruição de culturas que favorecem a edificação da inteligência e da dignidade humana.