quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

 

Virando a página do tempo

 


Réveillon. É a palavra dos tempos atuais. Mas qual a origem e o sentido de sua conotação para o novo ano que se aproxima? Tradicionalmente, o vocábulo ficou conhecido como “virada do ano”! Ou será que não? Com a proximidade do Natal e das festas de final de ano, o mundo inteiro fica eufórico. Novo tempo parece desabotoar e manifestar as forças da esperança. Se o ano que passou não foi tão bom assim, com perdas de todo tipo, mas também com agrados de realização, resta-nos torcer para que, “virando a página do tempo”, algo melhor rebente nossos desejos de plenitude.

Já na iminência de 2022, papai Noel, o bom velhinho, que trouxe a concretude de tantos sonhos adormecidos nas crianças e nos adolescentes, mas também nos adultos, ficou para trás, deixando então a lembrança do que nos golpeou do presente recebido. Pelo menos, para aqueles que receberam algum regalo. Com efeito, nem todos os anelos do coração se realizam na magia da boa vontade do velhinho. São momentos transitórios que plantam na alegria das festividades o toque sublime da generosidade de muitas pessoas. E isso faz bem ao espírito desse instante. Mas não é tudo! Também, talvez de maneira mais obscura, sobretudo nos veículos de comunicação de propaganda mercantil, e até mesmo no seio de alguns cristãos, o Menino-Jesus teve seu papel de figura discreta, no entanto, vibrante, trazendo a todos a luz que emana de sua manjedoura e permanece mais duradoura do que papai Noel. Afinal de contas, Ele é o Salvador, mesmo para aqueles que pensam que não! Contudo, o tempo é o senhor de quem todos nós somos escravos. Isso mesmo: ESCRAVOS! Apenas aqueles que já estão fora dele, no caso, os mortos, não se sujeitam mais aos ditames de sua brava tirania. Quanto aos pobres mortais, que perambulam pela noite escura do universo macroscópico, material e imaterial, imanente e transcendente, físico e espiritual, todos somos, inevitavelmente, prisioneiros de suas armadilhas.

Os anos recentemente passados, 2020 e 2021, foram terrivelmente marcados pelo monstro da pandemia que, não obstante todo o esforço de superação mundial, ainda continua nos assombrando. Vidas se perderam, familiares, amigos e parentes desapareceram do nosso meio. No dia primeiro de novembro de 2021, o mundo registrava mais de cinco milhões de mortos por covid-19. A marca de uma tragédia humanitária sem precedentes! E as nações ainda seguem desorientadas, com a possiblidade de agravamento da situação, trazida à baila mediante o advento da variante ômicron. E, no dia 27 de dezembro, agorinha, enquanto escrevo esse texto, mais de dois mil voos foram suspensos no mundo inteiro por causa dela. Ainda não nos sentimos seguros! Contudo, a vida deve continuar. “O tempo não para”, já dizia a música de Cazuza, e a nossa vida segue dentro de sua dinâmica cronológica, até o fim da biocronologia de cada um dos viventes. Portanto, é nessa perspectiva que devemos enfrentar o “réveillon”, que significa “despertar”. Porém, “despertar” para quê? Acordar para quê?

Despertar para a sublimidade da vida, enquanto ainda estamos aqui. Às vezes, parece que vivemos sonolentos demais a quotidianidade que nos assalta do nascer ao pôr do sol. A agitação do mundo moderno, a pressurosidade dos afazeres, dos trabalhos e dos negócios; as demandas existenciais de todo tipo, nas idas e vindas da geografia do eu mais profundo, etc., tudo isso pode nos distanciar da essência da beleza que é a própria vida em si mesma, o milagre do momento presente que nos escapa, fugidio, como as torrentes dos mananciais que descem do topo da montanha para encher os leitos da extensão do existir. Por isso, precisamos ir “virando a página do tempo”. Santo Agostinho já asseverava: “É bom que esse tempo passe, senão, não teremos outro tempo para viver”. Por conseguinte, a vida é essa espiral de gratuidades e de bonanças, que independe da direção dextrogira ou sinostrogira, mas que focaliza o centro vital do que somos e da felicidade que buscamos.

Do original francês, o termo réveillon se desprende do verbo révellier, que significa “acordar”, “despertar”; “tirar do sono” (“tirer du sommeil”). Metaforicamente, quer dizer também “chamar à consciência”, “trazer à vida”. Seria como o despertar interiormente para o clarão da existência que nos espera, a cada amanhecer, devolvendo-nos o brilho da esperança em dias melhores, de consolação, de boas energias, de conquistas, vitórias, mas também de lutas, de apego à própria essência de nós mesmos, de superação. Portanto, é nessa direção que devemos apostar com o dealbar do ano novo, da chegada de 2022.

Então, acordemos da letargia dos dias ruins, dos movimentos tristes da alma, dos pesares enfadonhos do que ficou para trás. A vida está diante de nós. Vamos sonhar mais, abraçar mais, sorrir mais, confiar mais, trabalhar mais, etc., a fim de que os sonhos que embalam o nosso espírito não permaneçam adormecidos no castelo interior da acomodação. Vencer é próprio de quem luta! Ou seja: vire, sabiamente, a página do tempo! Agora, vá! Levante-se! Tenha coragem, pois a vida nos espera sobejamente prenhe de coisas boas, alvissareiras de felicidade. Feliz 2022!