quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Pensamentos partilhados





Partilhando Pensamentos Meus

 

A cada nova batida do coração repete-se o milagre da existência dentro de um ser humano.

A feiura pode conter belezas que somente Deus poderia realiza-las! Basta que olhemos para o Senhor Crucificado. Nem sequer parecia um ser humano... No entanto, era o mais belo entre os filhos dos homens.

A internet virou um ‘carrefour’ – do francês, ‘encruzilhada’ – por onde nos cruzamos e nos encontramos do mundo inteiro, muitas vezes, sem nos conhecer.

A saudade é a grande casa que alberga todos os bons sentimentos de nossa vida, das experiências felizes que fizemos com aqueles a que amamos pelo tempo e pela eternidade.

A sinfonia do milagre da nossa vida só não é mais bonita, porque perdemos a sensibilidade musical para os encantos de seus próprios mistérios.

A verdade é que tudo chega ao fim, até o fim do fim do fim! Talvez seja, justamente, lá onde tudo poderá recomeçar no esplendor do começo sem fim como o sonho da eternidade.

A vida não reserva nada especial se não descobrirmos a tempo que tudo o que temos de especial é o agora vivido com generosidade e gratidão. Portanto, viva bem esse ‘presente precioso’ ao lado dos que verdadeiramente lhe querem bem.

Antigamente de dizia: ‘Morre-se um papa, faz-se outro!’. Hoje, os dois papas vivem juntos. É Bento XVI mudando os ditames da história.

Antigamente se dizia: ‘Caiu na rede, é peixe!’. Hoje, caiu na rede [da internet], já era!

Apenas Deus pode contrariar a lógica da vida humana, pondo-lhe um fim quando, onde e como quiser. 

 


Cada pessoa é a expressão de um abismo separado dos outros. Portanto, cada uma esconde para si mesma os mistérios que lhe são próprios.

Distantes geograficamente, deslocados no tempo, mas o mundo continua girando, quase ao vivo, nas malhas da internet, que é uma das coisas mais admiráveis da invenção dos tempos modernos. Como disse um amigo, ‘horários dispares, corações unidos’. Então, também estamos presentes no universo cibernético da modernidade.

Enquanto mais caminhamos pela estrada da vida, mais temos os horizontes ampliados na visão humana de nossas expectativas.

Jerusalém à noite, sobretudo, sob a luz majestosa do luar, sempre desperta muitas saudades! A saudade d’Aquele que nos amou tanto que quis pender no madeiro da Cruz para nos salvar. Foi onde ele viveu os últimos dias históricos de sua permanência humana entre nós. E com a saudade d’Ele, muitas outras saudades são iluminadas pela sua presença e lembrança.

Mesmo quem dá saltos no escuro, como às vezes fazemos à luz da fé, precisa desconfiar de alguma segurança em relação ao lugar onde vai cair.

Na arte da cozinha, só não descobre seus segredos quem não se envolve diretamente com ela.

Não tem preto e branco que escondam a alegria de um casal apaixonado.

O amor quando é manifestado pelos sentimentos não tem necessidade de palavras. Ninguém precisa dizer ‘eu te amo’ quando ama de verdade, pois há muitos discursos que escondem mentiras totalmente verdadeiras.

O desespero pode chegar, mas um pouco de racionalidade faz bem ao coração e pode iluminar as trevas das decisões irrefletidas.

O julgamento cega a razão e tira a razão devida à bondade semeada por quem ainda não é perfeito.

O medo nos desinstala de todas as nossas falsas seguranças. Até quem diz não acreditar em Deus clama por ele na hora do sufoco inesperado. 



O preço da ignorância vamos ter de pagá-lo até o dia da nossa morte, por desconhecermos coisas que deveríamos ter conhecido. É que a busca pelo saber nunca enche a medida da curiosidade.

O verdadeiro amor é um mistério tão grande que, mesmo quando a boca se cala, o coração repete baixinho: ‘Eu te amo, eu te amo, eu tem amo!’ E não há nenhuma tempestade imprevisível sobre o profundo mar da existência humana que possa calar a voz interior. Sua âncora é convicção de suas próprias razões embaladas pelas motivações do mesmo amor.

Os caminhos da mente e da inteligência humana jamais deveriam limitar a compreensão a magnitude do universo com todos os complexos intrínsecos à sua própria elaboração criacional divina, que tudo dispôs diante do homem para sua contemplação e estupor.

Os pensamentos brotam espontaneamente de uma motivação existencial, seja ela triste ou alegre, colorida ou cinzenta, iluminada pela felicidade ou obscurecida pela frustração... Os pensamentos são raios da inspiração do momento. E eu teria uma explicação condigna de cada um dos meus.

Para quem tem esperança, o tempo carrega consigo possibilidades de curas físicas e espirituais, resolução de problemas alheios à nossa vontade, mas, sobretudo, condições de reconduzir certas perdas da vida à plenitude de nossos desejos de realização e felicidade.

Pensar nas férias é ter a certeza de poder encontrar um oásis depois da dura travessia do deserto das aulas e dos estudos.

Pense em não reclamar muito das circunstâncias da vida que não estão sob o seu controle como gostaria. Com efeito, não deveríamos nos aborrecer tanto com situações que não dependem de nossa vontade e decisão.

Quando a gente se desespera diante de algumas circunstâncias da vida, fechar-se para o diálogo não é uma atitude muito inteligente. Um pouco de lucidez também faz bem às inquietações do coração.

Quando as dores do espírito invadem a alma é quase impossível ao coração não se encher de tristeza.

Quando as palavras não se completam nem o diálogo não chega ao outro lado da ponte, é sinal de que uma das partes prefere o silêncio ao amadurecimento progressivo do colóquio. 

 


Quem caminha na direção contrária aos próprios objetivos dificilmente chegará aonde pensa que está indo.

Saudade é a grande casa que alberga todos os bons sentimentos de nossa vida, das experiências felizes que fizemos com aqueles a quem amamos pelo tempo e pela eternidade.

Se o que os olhos veem nem sempre é real quanto mais o que pensa ver a imaginação dos maledicentes.

Se sem te ter perdido muitas veze chorei por ti, quanto mais agora que realmente te perdi.

Sentir saudade das pessoas amadas em nossa vida é importante para que saibamos cultivar as amizades verdadeiras.

Somente que aceita seguir Jesus se compromete com o pacote que Ele oferece. Renúncias e sacrifícios fazem parte de seu conteúdo.

Ter força de vontade é, entre outras coisas, ir aonde não quer, fazer o que não quer. É poder ir além do que se deve, mesmo sem querer, quebrando barreiras e vencendo resistências impostas pelas condições do corpo ou do próprio espírito. É poder realizar o inimaginável. É tentar pegar o sol com a mão.

Uma nova e bonita amizade pode ajudar-nos a redescobrir que ainda há sentimentos puros no nosso coração.