domingo, 23 de setembro de 2012

O Melhor Candidato nas Eleições!


O melhor candidato nas eleições 

 

Se há um tempo em que o inferno parece baixar à terra, é o tempo de política. Trata-se do momento em que a gente descobre o mundo maravilhoso e mágico da política. Comício, passeatas e carreatas deveriam ser iguais a partida de futebol, com local certo, horário marcado, para iniciar e terminar, sendo que o eleitor fanático deveria pagar o ingresso para entrar no local. 

Infelizmente não é isso o que acontece quando vamos por aí, sem ter nada a ver com esse ou aquele candidato, e somos obrigadamente constrangidos a entrar no desfile de carros de torcedores que levam suas bandeiras com desejos de vitória nas urnas. E não digam que ninguém iria atrás deles, porque o fanatismo e o interesse falam mais alto do que a comodidade da indiferença diante das promessas dos candidatos. Nesse contexto, duvido que eles se deparariam com pessoas sensatas, que sabem que a preciosidade de seu tempo não merece o desperdício com discursos demagógicos, falaciosos e, inclusive, difamatórios. Quem não tem propostas para apresentar aos eleitores deveria ser proibido de se pronunciar nos horários gratuitos e obrigatórios com a intenção de angariar votos, com a consequente possibilidade de poder ocupar o cargo público para o qual se candidatou. 

Impressiona-me a quantidade numérica de pessoas que se apresentam nesse momento tão importante para a história do nosso país. Eu daria um prêmio a quem me dissesse de que buracos elas saem com tanta impetuosidade e sede de poder! Há pessoas sem nenhuma notoriedade social, quanto mais política. Pessoas até semianalfabetas, que se julgam no direito de representar o povo em nome de quem deverá legislar ou governar. Como pode ignorantes querer algum prestígio no escalão do poder quando mal sabem assinar o seu próprio nome? Escolaridade e formação não deveriam ser exigidas, comprovadamente, antes de os partidos fecharem suas chapas, seus conluios ou conchavos? Lembro-me de que, certa vez, numa cidade do interior, perguntei a um vereador, como que eles iriam elaborar a Carta Magna do município se eles mesmos nem sequer tinham conhecimento da Constituição Federal e Estadual nem de outros assuntos necessários à criação de uma lei. E ele, na maior cara de pau, provocativa e despudoradamente, disse-me que eles copiariam a de outro município. Claro, assim tudo fica muito mais fácil no submundo da ignorância política, enquanto a maioria paga o preço da teimosia burra e reincidente de seus prováveis representantes. 

Fico até imaginando a capacidade argumentativa desses microcéfalos, forjados de sabedoria política, quando não passam de truões recobertos de interesses pessoais, sugando nas tetas do poder o prestígio imerecido das prevaricações mantidas por suas artimanhas eleitoreiras. A bem da verdade, parafraseando o poeta inglês Pope, o melhor mesmo é não esperar nada dos políticos, pelo menos assim, nunca teremos desilusões quanto a não realização de suas promessas. Ah, desculpem, mas quanto ao melhor candidato apresentado nas eleições, com certeza, ele é o voto secreto, para não morrermos de vergonha depois que a democracia for vencida ou derrotada nas próprias urnas.