quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sintonize o botão da fé...


Sintonize o Botão da Fé

 

Caríssimo leitor, em que frequência está sintonizado o botão de sua fé? Mais para lá ou menos para cá de Jesus Cristo? Muito barulho impossibilitando a limpa leitura de sua mensagem? Muita chiadeira nos tímpanos da compreensão de sua Pessoa? Não se preocupe, pois, se a frequência de sua vida não estiver correta diante de Cristo, ainda há tempo para a possibilidade da conversão sincera e confiante diante dele. 

Assim, por ocasião do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI – de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, Festa de Cristo Rei – gostaríamos de propor uma experiência de fé cotidiana aos nossos leitores. O desafio do botão da fé sintonizado em Cristo é uma metáfora para falar ou detectar a proximidade ou o distanciamento de Cristo, nosso Senhor. Durante os anos de seu pontificado, o Santo Padre, Bento XVI, tem insistido muito na urgente necessidade de que os cristãos façam a experiência do “encontro” com Cristo, que é uma pessoa viva, real, caminheiro conosco pelas estradas da vida. 

Quando, então, devemos sintonizar o botão de nossa fé em Cristo? Em todos os momentos da vida, como se uma cantilena, repetitivamente serena e suave, advertisse aos nossos ouvidos e à nossa consciência a música de sua sinfonia: “Sintonize o botão da fé... Em Cristo!” Na hora da alegria, sintonize o botão da fé... No momento da tentação, sintonize o botão da fé... Na festa do reencontro, sintonize o botão da fé... Na hora da morte, sintonize o botão da fé... Em Cristo. No instante na impaciência no trânsito maluco de Aracaju, sintonize o botão da fé... Na hora da agonia, sintonize o botão da fé... Na hora da chatice do marido ou da esposa, sintonize o botão da fé... Na hora da murmuração, sintonize o botão da fé... Em Cristo! Na hora da morte, sintonize o botão da fé... Na hora da tristeza, sintonize o botão da fé... Na hora da solidão, sintonize o botão da fé... Em Cristo! Na hora da rejeição, sintonize o botão da fé... Na hora da dor, sintonize o botão da fé... Na hora das dúvidas, sintonize o botão da fé... Na hora do desânimo, sintonize o botão da fé... Em Cristo! Na hora da saudade, sintonize o botão da fé... Na hora do desconsolo, sintonize o botão da fé... Na hora da doença, sintonize o botão da fé... Em Cristo! 

Portanto, em tudo – e cada leitor pode acrescentar essa lista com suas inspirações da concretude existencial – com os olhos fixos em Cristo (Hb 12), que durante todo o Ano da Fé e pela vida afora nos esforcemos mais conscienciosamente para sintonizar o botão de nossa fé em Cristo, por meio de uma vida mais santa e conforme seu ideal de perfeição. É o Romano Pontífice quem nos motiva: “O Ano da Fé é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo” (Porta Fidei, n. 6). E ainda: “O professar com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso público. O cristão não pode jamais pensar que o crer seja um fato privado. A fé é decidir estar com o Senhor [sintonizando o botão da fé em Cristo], para viver com ele. E este ‘estar com Ele’ introduz na compreensão das razões pelas quais se acredita. A fé, precisamente por ser um ato da liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita” (Porta Fidei, n. 10). 

Na companhia do Senhor, por meio do qual devemos alegrar-nos sempre – “alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4) – que possamos viver o Ano da Fé com esperança e decisão firme de conversão de vida ao nosso bendito Salvador, Jesus Cristo.